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- Item
- 2023-05-31
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
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Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Vídeo clipe "O relógio da saudade"
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Clipe integrante do Projeto “Memórias e perspectivas do ensino técnico em música: 10 anos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS” desenvolvido no IFRS Campus Porto Alegre de julho de 2021 a janeiro de 2022.
Produzido por alunas e alunos, egressas e egressos, professoras, professores, ex-professoras e ex-professores do Curso Técnico em Instrumento Musical do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre, em homenagem ao querido colega Alexandre Vieira (1965-2019).
Curso Técnico em Instrumento Musical
Parte de Biblioteca Clóvis Vergara Marques
O presente trabalho tem como objetivo tematizar as relações entre as emoções vivenciadas na trajetória docente e as imagens sociais acerca do que seja ser um/uma bom /boa professor/professora. Foi desenvolvido junto a duas licenciandas do Curso de Ciências da Natureza que atuam como professoras na rede de ensino público Estadual. As emoções foram analisadas desde sua perspectiva subjetiva até a dimensão social que as modulam. Tendo em vista os limites do modelo educacional fundamentado na dicotomia razão-emoção, fazem-se urgentes e necessários a construção, o estudo e a avaliação de outros olhares sobre o universo escolar, em particular no que se refere ao ensino de ciências que, geralmente, encontra-se vinculado predominantemente à racionalidade. Trata-se de uma abordagem qualitativa, na qual os sujeitos de pesquisa participaram do estudo através de entrevistas de explicitação (EDE) que permitem e estimulam a evocação de lembranças e a verbalização detalhada destas. Para tanto, os sujeitos se submeteram, durante a entrevista, ao processo de conscientização reflexiva com vistas à explicitação do que foi evocado. Na EDE o entrevistador media todo o processo com o auxílio de um roteiro previamente elaborado. Um dos pressupostos dessa opção metodológica é que o estímulo à reflexão sobre suas práticas, sobre as imagens do que consideram ser um/uma bom/boa professor/professora e sobre o lugar que as emoções ocupam nelas, cria condições de possibilidade para que os sujeitos se reconheçam como seres emocionais e passem a atuar em sintonia com esta nova percepção.
Karla Medeiros da Silva
UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA
Parte de Biblioteca Clóvis Vergara Marques
Os referenciais curriculares para a área de ciências da natureza apontam para um modelo educacional pautado no desenvolvimento de habilidades que promovem aos sujeitos do ambiente escolar uma maior desenvoltura e consciência de nosso ambiente, tornando-os cidadãos ativos. Por outro lado, no ensino de química, muitas vezes os conteúdos do ensino médio são uma transposição descontextualizada de tópicos do ensino superior. Dessa forma, o aluno que não tem intimidade com ciências da natureza, além de se questionar do porquê estudar química, física e biologia, acaba também desenvolvendo grande repulsa por esses conhecimentos, o que acaba refletindo em altos índices de reprovação. O livro didático também constitui um problema considerável, visto que se um mesmo livro didático for seguido fielmente por professores de diferentes regiões do país, teremos um problema que é a falta do contexto. Para reverter esse quadro, propomos o caminho inverso: a partir do contexto do aluno, deseja-se traçar quais conteúdos de ciências da natureza pode-se trabalhar, e a partir da experimentação, fazer as relações necessárias voltadas ao desenvolvimento do conhecimento científico. Concretamente, foram pensados em vários temas que poderiam proporcionar tanto interdisciplinaridade como a valorização do contexto. Os medicamentos, pela sua grande utilização e pelos avanços tecnológicos associados foram escolhidos e estabeleceu-se uma metodologia voltada para a pesquisa com a finalidade de verificar as concepções sobre medicamentos, posologia e tipos de medicamentos utilizados por responsáveis de alunos de um ambiente escolar. Após a análise de resultados da pesquisa, estabeleceu-se a construção de um módulo de atividades teórico-práticas que relacionam a composição, propriedades e transformações de medicamentos sob o ponto de vista biológico e químico e também que apresentem potencial de relação com conteúdos dos três anos do ensino médio e de cursos técnicos de química. Com isso, espera-se contribuir para melhorar o aproveitamento dos estudantes com relação aos conteúdos de ciências da natureza.
UTILIZAÇÃO DE BIG DATA EM PORTAIS DE CONHECIMENTO ABERTO
Parte de Biblioteca Clóvis Vergara Marques
O presente artigo visa demonstrar o potencial de utilização de ferramentas de big data na análise de dados, através da criação de uma interface integrada a um portal de dados abertos. O objetivo é facilitar a utilização de sistemas para tratamento de dados em big bata por usuários que não possuem conhecimento técnico suficiente para executar tarefas nesta estrutura.
Marcos Vinícius Saturno Ribeiro
UM MARKETPLACE DE DOAÇÕES NÃO MONETÁRIAS PARA ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS
Parte de Biblioteca Clóvis Vergara Marques
No Brasil existem mais de 300 mil organizações não governamentais que movimentaram aproximadamente 32 bilhões de reais no ano de 2010. A presença dessas organizações na internet ainda é muito pequena e elas acabam não aproveitando o potencial que a rede disponibiliza. Nesse cenário, vislumbrou-se a oportunidade de criar um web site que ofereça um meio de arrecadação não monetária as ONGs. O propósito deste site é aumentar a capilaridade das doações recebidas e permitir uma maior interação entre as organizações e seus doadores. O modelo de negócio baseado em um Marketplace, vai permitir a qualquer organização registrada, que esteja em dia com as suas obrigações legais, arrecadar doações.
Gabriel Fontoura Dos Santos
UM FRAMEWORK PARA CRIAÇÃO DE JOGOS TOWERDEFENSE BASEADO NO MOTOR ORX
Parte de Biblioteca Clóvis Vergara Marques
Este trabalho apresenta um framework para construção de jogos do gênero towerdefense. O objetivo do trabalho é a construção do framework de desenvolvimento de um jogo de towerdefense que apresente uma taxa de quadros por segundo acima de 30. O projeto foi desenvolvido utilizando o motor ORX e linguagem C++. Foram desenvolvidas classes contendo métodos básicos que
representam o comportamento geral presentes neste estilo. Serão demonstradas as funcionalidades das classes construídas e os testes de avaliação da taxa de quadros por segundo alcançados para verificação do desempenho. Com este trabalho concluiu-se que, a partir do foco em um estilo de jogo, pode ser desenvolvido um framework que prove uma estrutura básica para o desenvolvedor trabalhar a lógica do jogo .
Gabriel Maciel Morais
UM ESTUDO SOBRE AS RECOMENDAÇÕES DE ACESSIBILIDADE EM TABLETS ANDROID PARA DEFICIENTES VISUAIS
Parte de Biblioteca Clóvis Vergara Marques
Este artigo apresenta um estudo sobre as recomendações de acessibilidade do Google para deficientes visuais aplicadas ao
desenvolvimento de aplicações Android para tablets. Na pesquisa, é realizada a implementação dessas recomendações em uma aplicação existente, além de testes a fim de validar a sua efetividade. A partir disso, são realizadas novas modificações em busca de melhorias que consideram também as percepções do usuário. Verificou-se que, apesar de adequadas as orientações do Google,
há espaço para aprimorar os projetos relacionados a acessibilidade e usabilidade em dispositivos móveis, principalmente a partir da inclusão do usuário em seus processos de desenvolvimento.
Douglas Ritter Machado
Parte de Biblioteca Clóvis Vergara Marques
O presente trabalho tem como objetivo investigar a relação entre o autoconhecimento dos professores e como eles vêem sua relação com os estudantes, vivenciadas na trajetória docente. Defendo que, a partir do autoconhecimento, o (a) professor (a) consegue estabelecer um vínculo mais afetivo com os alunos, proporcionando um ir e vir de emoções, sentimentos e reflexões que são fundamentais no processo educativo. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa interpretativa, na qual os sujeitos de pesquisa participaram do estudo através de entrevistas semi-estruturadas realizadas individualmente, buscando identificar/caracterizar a capacidade de docentes de ciências de se autoconhecer e de dimensionar suas relações com alunos, e investigar como as trajetórias de vida, os motivos de escolha de ser professor e a satisfação com a carreira docente influenciam na capacidade de se autoconhecer. Para tanto, os sujeitos vivenciaram, durante a entrevista, um processo de conscientização reflexiva com vistas à explicitação do que foi evocado. Na entrevista, o pesquisador media todo o processo com o auxílio de um roteiro previamente elaborado e um caderno de campo para registrar possíveis gestos do sujeito. Um dos pressupostos dessa opção metodológica é que o estímulo à reflexão sobre suas práticas, sobre as imagens do que consideram ser na sua percepção e sobre o lugar que as emoções/afetividade ocupam nelas, cria condições para que os sujeitos se reconheçam e passem a atuar em sintonia com esta nova percepção.
Lediane Chagas Marques
Termo de Cooperação Técnica UFRGS
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Termo de Cooperação Técnica entre Campus Porto Alegre/ IFRS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Direção Geral
Termo de Cooperação Técnica Sociedade de Psicologia
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Termo de cooperação técnica entre o Campus Porto Alegre/ IFRS e a Sociedade de Psicologia.
Fabrício Sobrosa Affeldt
Termo de Cooperação Técnica FGTAS
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Termo de Cooperação Técnica entre o Campus Porto Alegre/ IFRS e a Fundação Gaúcha do Trabalho e da Ação Social (FGTAS).
Direção Geral
Termo de Cooperação Técnica FEPAM
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Termo de Cooperação Técnica assinado entre o Campus Porto Alegre do IFRS com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM).
Fabrício Sobrosa Affeldt
Termo de Cooperação Técnica FADERS
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Termo de Cooperação Técnica entre o Campus Porto Alegre/ IFRS e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS).
Direção Geral
Termo de Cooperação Técnica DPU
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Termo de Cooperação Técnica entre o Campus Porto Alegre e a Defensoria Pública da União no Rio Grande do Sul (DPU).
Direção Geral
Termo de Cooperação Técnica CEC
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Termo de Cooperação Técnica entre Campus Porto Alegre e o Conselho Estadual de Cultura.
Direção Geral
Termo de Cooperação Técnica ANEGEPE
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Termo de Cooperação Técnica entre o Campus Porto Alegre/ IFRS e a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE).
Direção Geral
Termo de Cooperação Técnica AARS
Parte de Campus Porto Alegre - IFRS
Termo de Cooperação Técnica entre o Campus Porto Alegre/ IFRS e a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul (AARS).
Direção Geral
Parte de Biblioteca Clóvis Vergara Marques
A gestão de Telecom de grandes corporações muitas vezes é realizada por empresas especializadas, de forma que tais empresas realizam a consolidação de faturas de diversos fornecedores produzindo relatórios gerenciais. Não existe um formato padronizado para os arquivos disponibilizados das operadoras. A proposta deste trabalho é criar um sistema que realize a consolidação dos diversos formatos das faturas. Desta maneira, diminuindo o trabalho de edição antes da importação do detalhamento da fatura para o sistema de gestão e, também, da análise manual do mesmo, lendo as faturas detalhadas e sugerindo melhores soluções para os problemas encontrados através do Raciocínio Baseado em Casos.
Quele Giovanini Peixoto
SISTEMA WEB PARA A REDE BRASILEIRA DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Parte de Biblioteca Clóvis Vergara Marques
O estudo realizado pela Rede Brasileira de Insuficiência Cardíaca (REBIC) tem como objetivo melhorar o tratamento e a qualidade de vida de pacientes com enfermidades cardíacas. Os dados para a pesquisa são coletados em visitas feitas aos pacientes e registrados em formulário de papel. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta web que visa auxiliar a pesquisa, calcular os dados coletados e realizar emissão de relatórios evolutivos dos pacientes. A ferramenta permite ao mediador da pesquisa a inclusão de dados de hospitais, pacientes e a emissão de relatórios do paciente.
Guilherme Polano Corrêa