LCN_PMC - DIAGNÓSTICO DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE

Open original Documentos digitalizados

Área de elementos

Identificador

LCN_PMC

Título

DIAGNÓSTICO DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE

Produtor

Colaborador

Karin Tallini (19[?])

Colaborador

Data(s)

Descrição

Os laboratórios de ciências fazem parte do contexto das escolas enquanto espaço educativo, em particular, para o desenvolvimento de atividades experimentais no âmbito do ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica. Todavia, não raras vezes, tais espaços se encontram em condições precárias e/ou são utilizados de forma inapropriada fazendo com que sejam sub-utilizados. Outro fator a ser evidenciado é que em muitas escolas há falta de profissionais qualificados em laboratórios para prestar apoio técnico aos docentes nas atividades práticas. Neste enfoque, o presente projeto visa investigar como tais espaços têm sido implementados no contexto das escolas públicas e também no âmbito das atuais políticas públicas, por exemplo, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Para atender a este problema de pesquisa o presente trabalho tem por objetivo geral aprofundar os estudos acerca da utilização do laboratório escolar enquanto potencializador das aprendizagens no ensino de ciências, realizar uma revisão de literatura quanto à utilização do laboratório escolar, mapear a situação dos mesmos e analisar os dados produzidos articulando com os referenciais teóricos e apontando subsídios para o primoramento/redimensionamento tanto dos laboratórios. A metodologia de estudo constará de pesquisa bibliográfica
acerca do tema em questão, incluindo a observação “in loco” e realização de registros fotográficos de como tal espaço tem sido configurado. Os resultados esperados deste estudo serão apontar alternativas e/ou demandas para o aprimoramento e
implementação de políticas públicas voltadas ao redimensionamento do espaço do laboratório enquanto potencializador no processo de ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza: Química e Biologia.

Assuntos

    Tipos

    • texto

    Formato

    Fonte

    Idiomas

      Cobertura (espacial)

        Direitos

        Documentos digitalizados (Matriz) zona de direitos

        Documentos digitalizados (Referência) zona de direitos

        Documentos digitalizados (Ícone) zona de direitos

        Área de ingresso