Ao longo dos anos, os estudos sobre Aprendizagem Cooperativa demonstram alguns benefícios para os estudantes, pois apontam para um aumento na retenção de conhecimentos e também melhorias de aspectos psicológicos. Da mesma forma, trata-se de
uma metodologia que demonstra flexibilidade, pois pode ser aplicada em diferentes matérias e em contextos de educação presencial e também on-line. Porém, construir sistemas que apoiem práticas de Aprendizagem Cooperativa se apresenta como um desafio. Primeiro, por se tratarem de aplicações que gerenciam atividades de grupo, apresentam complicações inerentes à implementação de sistemas de groupware, como questões de rede e sincronismo de dados. Segundo, como cada prática de Aprendizagem Cooperativa normalmente estabelece um fluxo de trabalho, existe uma complexidade de se generalizar regras de
negócios ao ponto de dificultar a implementação de aplicações que suportem mais de uma prática. Assim, o objetivo deste trabalho foi a construção de um micro-serviço que trate das questões de groupware e que consiga generalizar regras de negócio a fim de sustentar a implementação de diversos fluxos. O sistema proposto obteve uma alta taxa de cobertura de testes, confiabilidade individual nos testes unitários, e coletiva em testes de integração, nos componentes que o compõem. Foi possível criar micro-executores de tarefas (steps) parametrizados e modularizados, tornando o fluxo de atividade flexível e confiável,
concretizando o objetivo deste trabalho.
O crescimento do uso de smartphones para comunicação e para acesso a conteúdos de diversas naturezas é uma realidade. Embora smartphones contemplem aspectos de acessibilidade e inclusão, ainda há o que melhorar no que se refere à interação de pessoas surdas e ouvintes por meio de mensagens de áudio, por exemplo. Pensando nessa problemática, foi realizado um estudo acerca da Suite VLibras, buscando desenvolver um app para que pessoas com deficiência auditiva e pessoas ouvintes possam interagir usando conteúdos de áudio, especialmente em redes sociais. Para atingir esse objetivo foi implementado um sistema utilizando tecnologias Android, IBM Watson e VLibras. Por fim foi avaliada a assertividade na conversão de conteúdos de áudios para Libras e foi observado índice de eficácia de 50%.
Jaqueline Paz BonotoEste artigo apresenta um estudo sobre as recomendações de acessibilidade do Google para deficientes visuais aplicadas ao
desenvolvimento de aplicações Android para tablets. Na pesquisa, é realizada a implementação dessas recomendações em uma aplicação existente, além de testes a fim de validar a sua efetividade. A partir disso, são realizadas novas modificações em busca de melhorias que consideram também as percepções do usuário. Verificou-se que, apesar de adequadas as orientações do Google,
há espaço para aprimorar os projetos relacionados a acessibilidade e usabilidade em dispositivos móveis, principalmente a partir da inclusão do usuário em seus processos de desenvolvimento.
Cada vez mais, as tecnologias de informação e comunicação s ão utilizadas na sociedade contemporânea. O contato entre profissionais de saúde e pacientes pode beneficiar-se desse contexto, ainda mais naquelas atividades que demandam uma frequência regular. Tal é o caso na recuperação ao fisioterápica. Este artigo apresenta uma proposta de solução para que profissionais de saúde possam monitorar remotamente pacientes necessitados de sessões fisioterápicas explorando assim vantagens espacial e temporal. Definiu-se um modelo de aplicação e realizou-se uma validação inicial com a sua implementação.
A utilização do dispositivo Leap Motion Controller apresentou-se como uma opção viável tanto do ponto de vista econômico como da portabilidade.
Este trabalho apresenta um framework para construção de jogos do gênero towerdefense. O objetivo do trabalho é a construção do framework de desenvolvimento de um jogo de towerdefense que apresente uma taxa de quadros por segundo acima de 30. O projeto foi desenvolvido utilizando o motor ORX e linguagem C++. Foram desenvolvidas classes contendo métodos básicos que
representam o comportamento geral presentes neste estilo. Serão demonstradas as funcionalidades das classes construídas e os testes de avaliação da taxa de quadros por segundo alcançados para verificação do desempenho. Com este trabalho concluiu-se que, a partir do foco em um estilo de jogo, pode ser desenvolvido um framework que prove uma estrutura básica para o desenvolvedor trabalhar a lógica do jogo .